terça-feira, 3 de março de 2015

Dobráveis - na guerra e na paz

Talvez muita gente ainda não saiba, mas as bicicletas dobráveis não são invenção deste século. Foi no final do século XIX, que o exército francês e de outros países como a Itália, criaram bicicletas dobráveis para equipar seus exércitos de infantaria. As bicicletas desempenharam parcialmente o papel de cavalos na guerra. 
Foi publicado na Revista Bicicleta (Nº 20, Ago/Set de 2012), que atualmente o exército norte americano mantém uma brigada de infantaria e outra de paraquedistas, equipadas com bicicletas Montague Paratrooper dobráveis. 


A dobrável Paratrooper foi desenvolvida pela empresa Montague, e comercializa a bicicleta também para uso civil. No site http://mtbbrasilia.com.br/2014/05/27/montague-paratrooper-a-bike-oficial-do-exercito-dos-estados-unidos/ , encontrei algumas explicações sobre esta bicicleta: ela é equipada com um amortecedor dianteiro Suntour XCT V4, com 80 mm de curso e transmissão  Shimano de 24 velocidades. O quadro é construído em liga de alumínio 7005, com cinco camadas de pintura especial sem a assinatura de calor, o que impede sua fácil detecção por equipamentos de visão noturna. Ela pesa 13 quilos e sua capacidade de carga é de 34. Seu design permite a utilização em qualquer tipo de terreno em alta velocidade e silenciosamente, podendo ser dobrada em menos de 30 segundos, e pode ser fixada à mochila do paraquedista. 


Essa bicicleta dobrável usada pelo exército parece ser ideal para quem gosta de atingir maiores velocidades ou passar por terrenos mais acidentados. 
Mas nem só para a guerra essas bicicletas são práticas: As bicicletas dobráveis estão cada vez mais presentes no cenário urbano. Cresce o número de usuários das dobráveis que contam em BH com vários grupos, sendo que nesse carnaval, a cidade contou com o Bloco Dobrável ( saiu no dia 14/02 da Praça Floriano Peixoto), que reuniu os foliões adeptos desse modelo de bicicleta.
As dobráveis são muito práticas para quem percorre longas distâncias nos seus deslocamentos cotidianos, pois permite que o ciclista utilize também outros meios de transporte para chegar ao seu destino: Basta dobrar a bike e entrar com ela no ônibus ou metrô e desdobrá-la para percorrer de bike o restante do caminho. Dessa forma, se por exemplo o ciclista quer andar em um determinado local distante e não tem fôlego ou coragem para percorrer o caminho até lá, pode pegar uma caroninha com outro veículo de transporte.

B'twin hoptown 5

B'twin hoptown 5 - dobrada


Além dessa ampliação de possibilidades, a dobrável é indicada também para quem tem pouco espaço em casa para guardar a bike ou para quem não pode contar com bicicletários seguros no local de destino (já que ela dobrada ocupa pouco espaço, pode ser levada com a própria pessoa ou ser guardada em um cantinho do escritório).
Quanto às melhores marcas de dobráveis, acredito que variam muito e é importante fazer uma pesquisa das peças que compõem a bike, além de testar o conforto e conversar com pessoas que as utilizam! 
Não tenho indicações de marcas para fazer porque não sou usuária desse modelo de bike. Mas achei um blog legal com o relato de uma pessoa que passou pela fase de busca desse tipo de bike em BH, então quem quiser ver a opinião do camarada segue o link: http://trilhasmtb.com/2012/01/04/relatos-de-uma-bicicleta-dobravel-em-bh-parte01/ 


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