segunda-feira, 18 de maio de 2015

Bicicletas e Livros no Parque Ecológico da Pampulha

Fênix e Florinda no Parque Ecológico da Pampulha
Como alguns devem saber, desde o dia 26 de feveiro de 2015, a entrada de bicicletas no PEP (Paque Ecológico da Pampulha) é permitida. Agora, podemos não só contar com a possibilidade de pedalar com a própria bicicleta no parque como também chegar até lá com a bike sem precisar deixá-la presa do lado de fora. Assim, nossos piqueniques podem ser mais frequentes e também pessoas com menos experiência de pedalar na cidade podem usar o espaço para praticar suas habilidades. Ponto positivo para a cidade e para as pessoas. 
Além de poder entrar com a própria bicicleta, o PEP disponibiliza outras para empréstimo para quem não possui ou não pode chegar pedalando até o parque mas quer dar umas voltinhas. São as bicicletas brancas do projeto "Bicicleta para Todos" criado em 2004 e inspirado no Provos de Amsterdam. 
Mas essas bicicletas não estão disponíveis no momento e ficarão ainda indisponíveis por tempo indeterminado, já que o bicicletário está fechado para reformulação da parceria responsável pela manutenção das bikes. Mas têm à disposição as bicicletas do Bike BH, as laranjinhas do Itaú. 
Um outra novidade interessante do parque é a biblioteca solidária onde se pode pegar livros sem precisar deixar documentos ou pagar taxas. Assim, podemos pegar livros emprestados e também fazer doações dos que já lemos ou não temos mais interesse. 

Estante montada com caixotes brancos
O espaço foi decorado com caixotes brancos de plástico e ficou muito lindo (para quem não percebeu, a disposição dos caixotes formam um "L" e a mensagem é: Leu, devolveu), sendo até uma ótima dica de decoração! Mas o interessante dessa proposta mesmo é poder pegar bons livros, o que estimula a leitura, e também a solidariedade, já que como é oferecido gratuitamente e sem controle, requer uma responsabilidade e consciência maiores para se preservar os livros disponíveis para que outras pessoas também tenham acesso. 
Assim, quem quer dar uma pedaladinha e aproveitar o espaço agradável para uma leitura pode fazer tudo isso em um mesmo lugar.

Ludmila e eu no PEP para discutir os textos finais do livro Apocalipse Motorizado



Um comentário:

  1. Adorei Irene!! Esse parque está brilhando mesmo! Primeiro com a iniciativa das bicicletas e agora com o empréstimo de livros. Precisamos de mais espaços como esse nas cidade ;)

    ResponderExcluir